Quero fazer design de moda, e agora?

21:15 Rebeka Alves 8 Comments


  Olá pessoas, tudo bom com vocês? Hoje vim trazer uma matéria bem diferente, como vocês viram na descrição dessa postagem, sim, eu vou falar sobre Design de Moda e vou tentar tirar todas as duvidas possíveis de vocês, ou para quem esta pensando em entrar no universo da moda. Na época, quando eu descobrir o que eu queria ser, fui pesquisar na internet, o que o curso se trata, só que muitos sites não falavam muita coisa sobre o curso em si. Pois aqui, vou tentar coloca o máximo de informações possível, certo?! Então vamos lá!
 PS: Lembrando que tudo que postei nessa matéria, foi sobre a minha experiencia em esta  na faculdade e o pouco que eu sei, pois estou cursando ainda. Para mais informações, procure a faculdade de sua preferencia.
Imagem tira da internet- croquis por Hayden Willians

 Todos nós sabemos, que a moda mexe com o universo inteiro, não é mesmo? Agora, eu quero que você faça uma pergunta, para você mesma e responda com toda a sinceridade, certo? La vai...

* Eu sou uma pessoa criativa, tenho originalidade, gosto de ficar sabendo o que acontece na moda, tenho paciência e eu gosto mesmo desse universo e tudo que engloba ela, o que ela proporciona? 

 Se sua resposta foi sim, seja bem vinda ao clube! Ate porque, moda não é somente roupas, glamour, passarelas ou coleções. E muito mais que isso, ela envolve a historia, a diversidade, a cultura, a identidade visual e entre outros e reparem que eu marquei de cores diferentes as palavras criativo e originalidade, pois essas duas palavras andam juntas, lado a lado, elas são como carne e unha. Não adianta, você se forma nisso e simplesmente copiar o estilo de outras pessoas, você tem que buscar sua identidade própria nesse mercado, ser reconhecido pela sua própria marca e estilo e não uma copia.

Imagem tirada do site Pinterest.
 Agora vou fazer outra pergunta, e eu espero que você responda mais uma vez com a maior sinceridade do mundo. Tudo bem?...

* Você acha que o curso Design de moda é fácil, que é só ir na faculdade desenhar, costurar e pronto já fez uma roupa?!

 Deixa que eu respondo para você, NÃO, não é somente isso. Logico que você vai aprender a desenhar e a costurar, só que existe muito mais que isso, ate porque não existe somente essas duas profissões na moda. Como falei na primeira pergunta, quando a gente entra no curso, nós temos que estudar antropologia, historia da moda, modelagem, materiais têxteis (estudar todos os tipo de tecido e para cada uma serve!), modelagem e costura avançada e entre outros. Muita gente pensa que estudar moda é super fácil e eu já ouvi de muitas pessoas que desistem do curso que estavam fazendo para estudar moda, "pois acha que é fácil", vocês já ouviram o famoso ditado popular "a grama do vizinho é sempre mais verde!" (eu acho que é assim esse ditado!), pois bem, todo mundo acha que design de moda é fácil, mais realmente não é, ela exige conhecimento, dedicação e muita paciência.

 Qual é a duração do curso e quais cadeiras/matérias eu estudo durante o período acadêmico?

 Bom, varia de curso, pois existe o bacharelado, licenciatura e tecnológico. Tambem depende muito da faculdade, por exemplo, na faculdade que eu faço é 2 anos e meio, ou seja, eu estou fazendo o tecnológico/ licenciatura (no caso da licenciatura, é para você ensinar em uma instituição ou da cursos sobre o determinado assunto que você mais gosta.), que vai de 2 a 3 anos que oferece as principais matérias para a necessidade do mercado de trabalho, já o bacharelado é 4 anos, pois ele aborta absolutamente tudo sobre a moda e aprofunda muito mais cada assunto abordado.

Imagem tirar da internet.
* No curso, eu vou gastar muito ou pouco dinheiro com ele?!

 Bom, eu vou ser bem sincera com você, no primeiro e segundo semestre, você gastar ate o que não tem, pois sãos as principais cadeiras/ matérias para a gente saber o processo de uma roupas ate chegar prontinha nas lojas para nós vestimos. Lembrando que as cadeiras/matérias que mais gastamos dinheiro é modelagem simples e avançada, ateliê de costura simples e avançada e desenho, todas elas, as professoras passam uma listinha do que você deve comprar na determinada matéria, pois requer uma atenção especial para elas. Depois de passar por esses dois semestres, você relaxa um pouco sobre a questão de gastar muito, o máximo que você deve gastar é com xerox de livros que os professores passam na sala de aula. E outra dica, deixem um cofrinho para você juntar dinheiro para o TCC.

* O que é TCC, e como é feito no curso e é obrigatório fazer?

Trabalho de Conclusão de Curso, é o famoso TCC, odiado e temido por todos que entra na faculdade, nós que fazemos design de moda é a hora de mostrar tudo que nós aprendemos e colocaremos em pratica no nosso trabalho final para conseguir o diploma, e sim ele é OBRIGATÓRIO fazer, como você vai ter um comprovante para mostrar para a tal empresa que você aprendeu tudo sobre o determinado mercado de trabalho sem um diploma? Não vou abordar tanto nesse assunto, pois como falei no começo dessa matéria, eu ainda estou fazendo o curso, irei falar sobre isso mais na frente.

Bom, pessoal, eu vou parar por aqui! Em breve, vou colocar postagens sobre cada cadeira do curso que eu já fiz, para vocês terem uma noção de como vai ser na faculdade. LEMBRANDO, que varia muito de instituição que vocês querem fazer, pois pesquisem bastante. Tambem nas outras postagens, indicarei livros voltados para o curso, filmes e documentários sobre a design de moda. Aguardem e obrigada por ler ate o final essa postagem! :)

8 comentários:

  1. Design de Moda é aquele curso que toda pessoa que se interessa muito por moda no fundo guarda esse desejo bem secreto (ou não), haha. Eu super faria, mas pra isso exige muito mais que desejo, acho que envolve amor e basante dedicação.

    Bom post, parabéns!

    xx
    http://digaileitoresblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, envolve amor e bastante dedicação e muita paciência na jornada de uma universitaria em moda, porque a gente passa cada coisa dentro da faculdade. Mais enfim, é muito bom fazer algo que nós gostamos não é mesmo?! Obrigada por comentar :)

      Excluir
  2. Anônimo2/27/2016

    Oi!

    A verdade é que não existe curso superior fácil, coitado de quem escolhe pensando assim hahaha
    Que legal você cursar Design de Moda :) não conheço muitas pessoas que fazem esse curso, na minha cidade nem tem essa opção pra falar a verdade, mas pra quem realmente gosta de moda e sonha em seguir essa carreira vale super a pena os investimentos, creio eu.

    ótimo post, adorei saber mais sobre o seu curso :)

    beijos

    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lurdes,
      sim não existe curso superior fácil, mais por incrível que pareça muita gente entra com esse pensamento de que a curso daquela tal pessoa é fácil kkk dá a te vontade de rir, porquê parece que a pessoa nunca saiu do ensino médio. haha
      A moda esta começando a tomar conta no Brasil nessa ultimas décadas, mais ainda temos muito que conquista no nosso pais. :)
      Obrigada por comentar :)

      Excluir
  3. Olá,

    amei seu blog, que design lindo! e seu post está muito bacana ♥

    vc ja conhece o blogueira que inspira ?

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    se me seguir, te sigo de volta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      obrigada pelo elogio em todos os sentidos. :)
      e novamente obrigada por comentar!

      Excluir
  4. oie ótima matéria .. Tcc odiado e temido por todos kkkkkk até que vce apresenta e vê que não era tudo isso...

    Vem conhecer meu blog, se gostar me avisa pra gente se seguir *-*

    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    Bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naiara,
      Obrigada por comentar, olha deste que entrei na faculdade, o pessoal fala do TCC e eu fico aqui na ansiedade louca para fazer e passar logo. kkkk
      e mais uma vez obrigada por comentar.
      Beijos!

      Excluir

Olá pessoa, seja bem vindo(a) ao Mundo Fictício! Gostou dessa postagem, que tal deixar um comentário para a autora ver e ficar mais motivada em continuar a trazer conteúdo para o blog? E também assim que o ela ver, ela irá retribuir em seu blog e logico que se segui nós seguremos de volta.

Ate lá, nova pessoa a aterrizar no Mundo Fictício! :)