Resenha: Como eu era antes de você.

20:26 Rebeka Alves 5 Comments


 É com muita alegria e satisfação, que apresento esse livro lindo que acabei de ler, e vim correndo fazer a resenha. Pois estamos no mês de junho, é o mês da estreia desse livro/filme. Mais vamos deixar de conversa e vamos logo para o que interessa, não é mesmo?!



Nome do Livro: Como eu era antes de você ( Me Before You) 
Autora: Jojo Moyes
Ano publicado no Brasil: 2012
Editora: Intrínseca
Onde Encontrar: Clique Aqui.

Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

 "Como eu era antes de você", conta a historia de Louisa Clark, que tem 26 anos,que sempre teve o mesmo emprego, ou seja, de garçonete em uma cafeteria perto do castelo que é a principal "atração" da cidade. Só que o mundo da mesma vira de cabeça para baixo quando ela descobre que aonde ela trabalha irá fechar, pois o castelo chamado Stortfold, abriu uma cafeteria própria, somente para os turistas, então a mesma ficou literalmente sem chão, pois era o emprego que ela mais gostava. A protagonista divide a casa com seus pais, sua irmã com o seu filho e seu avô, e a ela tem um namorado chamado Patrick, que é atleta, aonde eles namoram a bastante tempo.

"Todo mundo que eu conhecia detestava manhãs de segunda-feiras, mas eu nunca me incomodei."Pag.14


 Então, Louisa vai ate uma especie de centro de trabalhos onde uma pessoa ajuda a tal pessoa desempregada a trabalhar conforme o seu perfil do currículo. Chegando la, ela recebe ajuda de um homem que da varias sugestões de emprego, varias mesmas e nenhum agradava Louisa, ela chegou ate ir em algumas, só que não se identificou, a mesma começou a fica sem esperanças, pois queria trabalhar novamente para ajuda os pais, pois só o salario do pai não dava muito bem para eles viverem e como a irmã dela trabalha, gasta despesas com o seu sobrinho. Quando a mesma e o ajudante já estavam desistindo, surge uma vaga de cuidadora para cuidar de um tetraplégico, que pagava muito bem e era somente durante 6 meses, a principio Clark não queria, pois não se via cuidando ou lavando a bunda de uma pessoa, mais acabou indo, pois o salario era bom e também pensando com a menor impossibilidade de ser contratada.

Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender. Pag.98


Do outro lado da historia, vemos um homem chamado William Traynor, bem sucedido, que morava em Londres e tinha uma namorada chamada Alicia, vivia a vida intensamente, com vários planos e gostava o que fazia. Só que um dia de chuva em Londres, o mesmo saiu para trabalhar e em um pisca de olhos ele é atropelado por um veiculo. Agora, Will esta com 36 anos e ficou tetraplégico, devido da sequela do acidente, e ele vai para Inglaterra. Só que ele nunca se conformou em ficar "preso" em uma cadeira, então ao passar dos anos ele começou a ficar mal-humorado, calado, sacastico e não era de falar muito, ele praticamente se isolou do mundo e o único amigo que ele tinha era o seu enfermeiro, chamado Nathan.

Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível. Pag.172



 Então Louisa foi contratada para cuidar de Will Traynor durante 6 meses, todos os dias, a mesma chegava em seu trabalho para cuidar do mesmo e era totalmente ignorada por Will, ate que aos poucos ela vai ganhando confiança, conhecendo mais ele, virando amiga dele, no qual ambos começam a ter uma relação de amigos e não de patrão e empregada, contando seus segredos, suas vidas antes de um e outro se conhecerem. Ate que a mesma tem uma ideia de fazer o Will querer viver a vida com outros olhos, tenta-lo anima-lo e convence-lo de que a vida é maravilhosa. Será que ela vai convencer de Will Traynor a querer viver a vida novamente?! Ou ela não vai conseguir fazer ele deixar de ser aquela pessoa mal-humorada, sacastico e calado?!

Acha que eu poderia participar de um bom grupo virtual de tetraplégicos? Treta-Nos? O Clube das Rodas de Metal?. Pag.41


O que fazer desse livro?! Não tenho nenhuma palavra para descrever o que eu sinto quando terminei ele. Não... pera, eu tenho sim, a unica palavra que tenho para dizer desse livro é choros e muitos choros. Quando eu estava terminando, percebi que eu estava soluçando de tanto chorar (sim, sou muito besta para chorar!). A autora Jojo Moyes escreve tão bem, que você se envolve rapidamente na vida dos personagens, nos pensamentos dos personagens e quando você percebe já esta totalmente envolvida na historia e você acaba percebendo que faz parte daquela historia. E sem conta que em alguns momentos, ela explica sobre os tetraplégicos e entre outros, e a historia é tao envolvente, que você se pergunta o que você faria se você virasse um tetraplégico, ou de repente você fosse cuidadora de uma pessoa que é tetraplégico, isso começa a invadir os seus pensamentos e que lhe deixa ainda  mais envolvido na historia.

 E como a historia vai se desenrolando sem precisar nada forçado demais, ou parado demais, ou melancólico demais. A historia em si é narrada em primeira pessoa, pelo protagonista Louise Clark, só que em alguns momentos alguns personagens tem um capitulo para narrar o tal acontecimento, entre esse personagens é o Nathan, a mãe de Will e a irmã da Clark. E os outros capítulos são completamente narrados pelo protagonista. Não prolonguei muito a resenha, pois creio eu que muita gente ja leu esse livro, ou não, mais não quero contar muito detalhes do livro, pois esses detalhes são preciosos.

Sem conta que "Como eu era antes de você", vai virar filme, que vai estreia no dia 16 de junho em todos os cinemas do Brasil. E eu estou bastante ansiosa para assistir esse filme e saber se é igual, parecido ou pegaram a essência do livro, porque se for igual ao livro, vou sair de cara inchada da sala de cinema. Não percam, dia 16 de Junho nos cinemas de todo Brasil.


Nota: 



5 comentários:

  1. Olá,amei,ja tinha vontade de ler mas agora estou loucaaaa de vontade!Espero que não chore tanto! rsrs
    Juro que compro ainda essa semana,sou muito ansiosa rsrs
    Aki lhes convido a conhecer meu blog,tem sorteio de niver lá,passa lá
    Aguardo vcsBeijim da Lí

    ResponderExcluir
  2. MLRRRRRR, ACREDITA QUE EU AINDA NÃO LI ESSE LIVRO, PORÉM ELE JÁ TÁ NA MINHA LISTA HAHAHAHAHA <3

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu amo a Jojo Moyes por ela trazer realidade e pessoas tão comuns em seus livros. Eu nunca li esse mas sei exatamente o que acontece desde que minha irmã deu um spoiler daqueles. Eu amo a forma como a autora aborda a vida dos personagens, fazendo você entender cada um, seus motivos e se apaixonar por eles. Estou ansiosa pelo lançamento do filme e sei que vou chorar horrores porque sou uma manteiga derretida.
    A resenha está linda e perfeita.
    Abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Estou doidinha por esse livro... Aaah e sua resenha está mara!!
    Beijinhos caramelizados...
    www.encontrodmeninas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Li ele um ano e pouco atrás e super amei.
    Resenha dicou ótima!

    Beijos.

    dmmdemeninaamulher.com.br

    ResponderExcluir

Olá pessoa, seja bem vindo(a) ao Mundo Fictício! Gostou dessa postagem, que tal deixar um comentário para a autora ver e ficar mais motivada em continuar a trazer conteúdo para o blog? E também assim que o ela ver, ela irá retribuir em seu blog e logico que se segui nós seguremos de volta.

Ate lá, nova pessoa a aterrizar no Mundo Fictício! :)